top of page

Como lidar com a ansiedade

  • Foto do escritor: ITHER
    ITHER
  • 20 de fev. de 2019
  • 2 min de leitura

Ansiedade é um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão, caracterizado por tensão ou desconforto derivado da antecipação de perigo, de algo desconhecido ou estranho. (DSM V).  A ansiedade vem acompanhada de situações traumáticas e situações de perigo.

A ansiedade está presente na vida de uma pessoa ao longo de toda a sua existência, o medo e a ansiedade são processos naturais que acompanham a evolução biológica e constituem parte do mecanismo de preservação, uma reação normal sobre uma situação de perigo, mas adquirem caráter patológico quando se manifestam de modo exagerado ou descontrolado. A fronteira entre o “normal” e o “patológico” é definido pela intensidade da ansiedade e do sofrimento.

Sentir-se ameaçado  gera tensão muscular , e uma tensão constante gera bloqueios energéticos, assim a pessoa estará sempre num estado de alerta  de um perigo iminente que irá preparar o organismo para uma situação de fuga ou combate onde haverá uma sensação de grande vulnerabilidade. Um organismo sempre alerta leva há um desgaste físico, emocional e energético e assim não haverá relaxamento. O corpo  estará sempre tenso e como as pessoas estão desconectadas do seu corpo nessa sociedade de hoje, muitos não percebem esta tensão, e o corpo vai ficando rígido, ora denso, ora em colapso e aí surgem os sintomas e o sofrimento.

Em cada pessoa a ansiedade se manifestará de forma diferente, mas numa linha geral aparecem sintomas somáticos como palpitação, dor de cabeça, falta de ar, vertigens, boca seca, sudorese, tremores, náuseas, insônia, fome,  inquietude e outros, e psíquicos como pensamentos negativos, de não dar conta das coisas, falta de concentração, desorientação quanto ao tempo, o tempo passa rápido demais ora passa lento demais e outros.

Fatores diversos podem desencadear a crise de ansiedade, necessário compreender cada caso, o que levou a ansiedade patológica, como ela se apresenta para aquela pessoa na psique e no corpo e quais são as significações das experiências vivenciadas levaram a esse sintoma. Situações traumáticas ocorridas na infância geram ansiedade que podem vir a se repetir ao longo da vida.

O trabalho psicoterapêutico visa compreender como a pessoa significou as experiências ao longo da vida, como ela registrou isso no corpo, na forma de se expressar e assim auxiliá-la a vivenciar as suas potencialidades, o prazer, com desbloqueio do corpo físico, emocional e energético  liberando as tensões, harmonizando o Qi, e assim possa viver com mais leveza e suavidade.

Luciane CCosta

@lucianeccostaterapeuta

Psicologia Clínica

Acupuntura

Comentários


©2018 by Ither - Instituto de Terapias Energéticas e Reichianas. Todos os direitos reservados.

bottom of page